Arquivo do blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brincando com as palavras através da poesia

O texto “Brincando com as palavras” nos faz refletir sobre a importância da poesia na vida e na educação da criança. Ainda no ventre da mãe, o pequeno anjo pode ser envolvido pelas doces cantigas da mamãe. Logo ao nascer, a mãe começa a viver uma fase de encantamento onde, através das cantigas de ninar, vive numa busca incessante de mostrar ao filho o quanto seu amor é infinito.
A música, a poesia encanta o bebê, o faz se sentir amado, tranquilo e feliz nos braços daqueles que o ama. Nos primeiros contatos com as palavras, a criança se identifica com a linguagem ou com a escrita de forma que não há necessidade de uma compreensão ou sentido maior. O que importa para ela é que se sinta verdadeiramente encantada, atraída pelo que ouve ou lê. Manter desde cedo a criança em contato com a poesia cultiva nela o gosto por este tipo de leitura.
Segundo Souza “inicia-se introduzindo pequenos textos poéticos, trocadilhos e, aos poucos, vai se oferecendo poemas inteiros e outras estrofes”, assim a criança vai se acostumando e adquirindo gosto pela leitura poética.
De acordo com Novais “Imaginando oceano, as crianças brincam na poça d'água”. Neste sentido, percebemos que, além do encantamento com os sons e com as rimas, a poesia tem o poder de provocar a imaginação, “a viagem através dos pensamentos da criança”.
As crianças aprendem se divertindo e, por consequência, no futuro, tornar-se-ão indivíduos mais cultos e capazes de refletirem e formarem suas próprias opiniões. “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)”. (D. W. Winnicott). Neste contexto, percebemos que brincar com as palavras através de textos poéticos faz com que esta atividade fique ainda mais prazerosa, pois a poesia precisa ser como uma brincadeira gostosa capaz de despertar na criança o gosto por este tipo de texto, sua criatividade e desejo pela leitura.
"A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada”. (Afonso Romano de Sant’Anna).  Acreditamos que o trabalho com poesia nas séries iniciais é de extrema importância para o desenvolvimento humano, pois esta é uma forma que podemos disseminar o ato de ler entre as crianças. Porém, é preciso que se tenha cuidado na hora de escolher os textos. É preciso que tenham uma linguagem simples, rimas curtas, som, musicalidade, sem a preocupação que haja uma história, uma sequência de fatos, assim iremos atrair à atenção das crianças e incentivá-las à leitura.
No mundo moderno, onde tempo é algo precioso, precisamos arranjar formas diversificadas de incentivar a arte e a poesia dentro dos nossos lares. Não é uma tarefa fácil, precisamos ser ainda mais criativos com nossos filhos, pois passamos muito tempo longe deles e, quando é possível, precisamos dar atenção a pequenas brincadeiras, apresentações, enfim, precisamos cultivar em nossos filhos o gosto pela poesia. Desta forma, estaremos fazendo a nossa parte enquanto pais que se preocupam com o desenvolvimento intelectual de seus filhos. Afinal, não existe nada mais prazeroso do que ver nossos filhos dando um show de criatividade e, nestes momentos, devemos incentivá-los ainda mais, dar-lhes atenção, dar valor a tudo aquilo que, para eles, significam momentos de pura alegria e magia. Toda esta magia, dentro de um universo que é só deles, o universo sensível infantil, sem o medo do ridículo, sem a preocupação de agradar alguém, simplesmente com a intenção de mostrar sua essência: CRIANÇA!
Quando vemos o desenvolvimento de crianças que são incentivadas através da poesia, da música, da arte em geral, percebemos que realmente não é preciso ter um significado maior, basta encantá-la, diverti-la, fazer com que crie um mundo só delas, onde a rima, os sons são mais significativos e importantes para que se sintam motivadas ao convívio com textos poéticos do que a estrutura formal.
Os professores, por sua vez, precisam trabalhar a poesia em sala de aula de forma mais lúdica, de uma maneira que a criança realmente "brinque" com as palavras e com os sons que elas transmitem. Precisamos apresentar a poesia à criança como uma atividade prazerosa, sem a preocupação com sua forma propriamente dita. É preciso ainda que os livros de poesia sejam utilizados, sejam oferecidos através da motivação, ou seja, a criança precisa ser livre para escolher a leitura que mais lhe agrada, que mais lhe chama a atenção e lhe dá prazer. No entanto, o contato com a poesia precisa ser incentivado por todos, pois tudo que é trabalhado em conjunto, certamente tem mais sucesso.
Entendemos que o segredo está realmente em "ler, ler e brincar", brincar com as palavras e com seus sons, fazer com que a criança viaje através de pensamentos e de sua imaginação.
A poesia faz com que a criança tenha contato com um texto bem escrito e estruturado onde o maior objetivo é encantá-la através do "brincar com as palavras".

Um comentário:

  1. Olá pessoal!

    No fórum vocês receberam a mediação da professora Cris, em que ela comenta o quando foi significativo o fórum desenvolvido pelo grupo, a interação, a sintonia..etc. e também o quando grupo contempla a solicitação feita pela atividade,ou seja, pensar nas possibilidades de trabalhar com a poesia nas sérias iniciais.
    Então aqui de mãos dadas com a prof. Cris. parabenizo o grupo também.
    um abraço carinhoso a todos,
    Zezé

    ResponderExcluir