Arquivo do blog

sábado, 20 de novembro de 2010

A importância da família no incentivo à leitura




Por Núria Silva Oliveira

Nós, como educadores, devemos nos preocupar com o fato de que as crianças estão cada dia menos acostumadas a ler, já que estas serão os adultos de amanhã. Penso que, uma pessoa que não cultiva o ato da leitura, adquire menos cultura e, com isso, tem maior dificuldade em se socializar e, futuramente, ingressar na vida profissional.
Neste sentido, acredito que o interesse pela leitura deve ser estimulado primeiramente pela mãe quando o bebê ainda está em seu ventre. O hábito de ler deve ser estimulado desde o início de vida e, como no ventre nosso filho já é “vida”, é a partir daí que inicia todo o processo de leitura, pois o bebê sente e escuta a voz da mãe. Uma mamãe que conversa carinhosamente com ele, que a cada dia vai fazendo para o seu filho a leitura do mundo, do mundo que está pronto esperando somente por sua chegada.
Após o nascimento, a mãe, ou mesmo o pai ou avós, devem continuar a contar histórias para seu pequeno anjo. A criança vai se acostumando a ver o mundo através da leitura que, inicialmente, é influenciada pela sua amada família.
Quando a criança começa a identificar, manusear objetos e a brincar, brincadeiras com livros já devem ser introduzidas no seu cotidiano. Uma boa dica são os livros de plástico que podem ser utilizados durante o banho, já que este é um dos momentos mais prazerosos para o bebê e o momento ideal para que ele possa associar leitura ao prazer.
Sabemos que as crianças são seres muito curiosos que adoram novidades e tudo aquilo que lhes chama à atenção. Ofereça a elas livros diversificados para que possam manipular e explorar este objeto tão precioso, assim, você estará contribuindo com a ampliação de sua imaginação, criatividade e vocabulário.
Escolha bem o livro que irá oferecer a seu filho! Em caso de dúvidas, procure alguém que possa lhe orientar, pois, para cada faixa etária, existem livros com características próprias. Livros com muitas ilustrações e pouco texto, por exemplo, são ideais para crianças menores, assim, poderão criar histórias e usar a imaginação através das ilustrações.
Enfim, existem várias formas de estimular à leitura na criança. Precisamos é ter boa vontade e persistência para descobrir como encantar nossos filhos através da leitura. Não esqueça! A leitura deve ser algo prazeroso, por isso, respeite a escolha de seu filho e sua fase de vida, do contrário, você poderá estar cultivando leitores frustrados.
Como mãe de um menino de 7 meses, penso que estou no caminho certo. Procuro fazer junto a ele a “leitura do mundo“, a leitura da família que ele faz parte, das coisas dele e de seu espaço como ser humano amado que é, e que vive num “mundinho” que aos poucos vai se modificando e ficando cada vez mais colorido.
Além disso, acho importante ser para meu filho um exemplo de alguém que lê e que se fortalece através da leitura. Afinal, nossos filhos serão a continuação de nossa família que, se bem estruturada, servirá de fonte de motivação para eles.
Incentive seus filhos a ler! Nunca deixe de contar uma história para eles! Presenteie-os com um belo livro! Seja um exemplo para eles! Essas são pequenas, porém importantes ações que criam o hábito da leitura! Pense nisso!!


Autorização de imagem: Núria Oliveira.
Carlos Henrique Oliveira Machado-7 meses

Um comentário:

  1. Querida muito interessante o relato de sua cotidianidade com seu filho e todo o empenho no sentido de motivá-lo para a leitura.

    bjs,
    Zezé

    ResponderExcluir