Arquivo do blog

sábado, 20 de novembro de 2010

Sala de recursos - Leitura em Braille


É muito importante que quando falarmos de leitura não nos esqueçamos de que algumas pessoas lêem de maneira diferenciada. Os deficientes visuais têm seu próprio modo de ver o mundo e com a leitura, não podia ser diferente. Saiba um pouco mais sobre o Braille!

Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Brailleno ano de 1827 em Paris.
O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.
Louis Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.

disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille. Acessado em 20 de novembro

Um comentário:

  1. As leis referente a inclusão, ainda não foram totalmente contemplada nas nossas escola, mas acredito sim que estamos em um processo de transição, em que diversos ajuste estão sendo feitos para de fato, termos uma inclusão efetiva,no universo escolar.

    Abs,
    Zezé

    ResponderExcluir